Como um dos modos de arcar com os auxílios trabalhistas que são assegurados aos brasileiros, o Governo Federal elaborou, em 1970, o PIS (Programa de Integração Social). Este se caracteriza por ser um fundo que é mantido exclusivamente pelos empregadores, sendo destinado aos funcionários do setor particular. Veja como tirar suas dúvidas através do Telefone PIS 0800.

Mirando nos recorrentes equívocos que surgem sobre o funcionamento dessa poupança, decidimos explicar os aspectos mais relevantes dela. Venha com a gente para assimilá-los!

Telefone do PIS 2019

Telefone do PIS 2019


Como Consultar pelo Telefone PIS?

A Caixa disponibiliza uma central telefônica exclusiva ao PIS, por meio da qual é possível que o trabalhador realize a consulta PIS 2019, tendo informação de todos os dados acerca da poupança.

Para contatar o Telefone PIS 0800 é muito fácil, sendo necessário somente que o indivíduo:

  • Esteja munido dos seus documentos pessoais e do seu número PIS/NIS;
  • Ligue, de um telefone fixo, para o 0800-726-0207.
Atendimento Telefone PIS 0800

Atendimento Telefone PIS 0800


Aplicativo do PIS para Celular

Almejando uma maior comodidade aos beneficiários do PIS 2019, a Caixa também desenvolveu um aplicativo para o fundo, o qual possibilita a consulta, de maneira muito simples e descomplicada, às informações do programa. Ademais, esse software é gratuito e facilmente obtido, sendo preciso apenas que a pessoa:

  • Entre na loja de aplicativos do seu smartphone ou tablet;
  • Procure pelo programa “Caixa Trabalhador”;
  • Clique no software;
  • Escolha a opção de instalá-lo e siga as demais recomendações que o aparelho dará para concluir o processo.
Aplicativo PIS para Celular

Aplicativo PIS para Celular


Por que o PIS é tão importante?

Como aludido anteriormente, o PIS é o responsável por financiar alguns dos benefícios que são garantidos pelo Estado. Dentre estes, estão dois dos mais significativos ao país, que são o Abono Salarial 2019 e o Seguro Desemprego. O primeiro, a título de exemplo, é uma bonificação anual que pode atingir o valor de até um salário mínimo e que é destinada a boa parte dos trabalhadores registrados, enquanto o segundo se pontua por amparar várias das pessoas desempregadas no país.


Quem tem direito ao PIS 2019?

Em primeiro lugar, para que um indivíduo seja um dos beneficiários do PIS 2019, ele deverá estar convenientemente empregado no âmbito privado. Este, porém, não é o único requisito para a utilização do que é oferecido pelo programa, havendo outras exigências, as quais variam consoante cada situação; a seguir, veja as principais.

Abono Salarial:

Para que um trabalhador seja elegível ao recebimento do Abono Salarial, ele deverá:

  • Estar cadastrado há pelo menos 05 anos no PIS;
  • Receber um ordenado mensal igual ou inferior à quantia de dois salários mínimos – hoje em dia, isso equivale à R$1908,00;
  • Ter sido empregado por pelo menos 30 dias durante o ano anterior – não se exige que esse período tenha sido sucessivo, podendo ele ter sido interrupto;
  • Constar, no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Seguro-Desemprego:

Já para o Seguro-Desemprego, solicita-se que a pessoa:

  • Possua uma inscrição no PIS que também exista há 05 anos, no mínimo;
  • Tenha sido demitido sem uma justa causa ou tenha sido impedido de trabalhar devido à falência ou à interrupção da firma;
  • Não receba outros benefícios governamentais, exceto possível auxílio-acidente ou pensão por morte;
  • Tenha trabalhado ao longo dos últimos 12, 09 ou 06 meses para, por essa ordem, o primeiro, o segundo ou o terceiro requerimento do benefício;
  • Esteja inserido no RAIS.

Gostou do Artigo? Avalie abaixo: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...