Na relação trabalhista do empregado e empregador, a Certidão FGTS 2019 deve ser bastante considerada. Esta certidão pode ser acessada tanto pelo empregado como pelo empregador, e por meio dela o funcionário em particular consegue ter segurança quando ao recebimento de um certo auxilio caso ele se desligue da empresa. Continue conferindo as próximas linhas de texto deste post e saiba com detalhes o que é, como emitir, e muitas outras informações acerca da Certidão FGTS 2019.

 

Certidão FGTS

Certidão FGTS


O que é e para que serve CND FGTS

De forma bem simples, a Certidão Negativa de Débitos (CND) pode ser entendida como um documento que comprova a ausência de crédito pendente em relação ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Esse documento pode ser emitido pela empresa ou pelo funcionário. No caso da empresa a Certidão FGTS 2019 serve para demostrar que todas as obrigações que a empresa tem para com os seus funcionários em relação ao pagamento do FGTS, estão sendo cumpridas.

Lembrando que no caso das firmas é obrigatório que se verifique o pagamento correto do valor desse fundo, uma vez que segundo a CLT é dever da empresa efetuar o deposito de um valor correspondente a 8% da quantia do salário do funcionário por mês em uma conta da Caixa direcionada a cada empregado.

Para monitorar o deposito do valor correspondente ao FGTS pela empresa, o trabalhador também precisa de fazer a emissão do CND FGTS. A seguir mostraremos como você pode emitir esse documento passo a passo.

VEJA TAMBÉM:


Como Tirar a Certidão FGTS 2019

Certidão FGTS 2019 é disponibilizada por meio da internet diretamente no site oficial da Caixa Econômica Federal. O acesso ao documento será possível mediante o informe do seu Número de Identificação Social (NIS) e senha de Internet previamente cadastrada na plataforma.

Para poder acessar a sua Certidão FGTS siga o passo a passo indicado, já a seguir:

  • Acesse o site da Caixa por ESTE LINK;
  • Assim que a página carregar, o funcionário deverá acessar a opção “Extrato do FGTS”, e em seguida informar o número do seu NIS e a senha Internet cadastrada;
  • Feito isso, basta seguir conferindo a Certidão FGTS na próxima página. Caso você não tenha a senha de internet para seguir com o cadastro, clique em cadastrar senha para obter uma.

Além de conferir a própria certidão FGTS, ao acessar a página do usuário também poderás ter acesso a outras informações importantes, como é o caso dos dados cadastrais do empregado e empregados, saldo, entre outros dados.

A emissão da Certidão FGTS para empresa deve ser feita pelo acesso – https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp. Dentro da página será preciso informar o número do CNPJ/CEI da Empresa e a sua respetiva unidade Federativa para poder ter acesso a área do usuário, e desta forma retirar a Certidão FGTS.


O que fazer se não conseguir tirar pelo site da Caixa

Caso você tenha alguma dificuldade em fazer a emissão do CND FGTS por meio online no site da Caixa Econômica Federal, você pode se dirigir a uma agência presencial desta instituição financeira para poder obter as informações do FGTS.

Lembrando apenas que no momento da consulta deverás ter consigo os documentos pessoais e que te identificam como trabalhador, de modo que a emissão da certidão seja processada com sucesso.

Gostou do Artigo? Avalie abaixo: ⤵