O programa PIS é um programa de benefícios do Governo Federal administrado pela a Caixa Econômica Federal, responsável em beneficiar trabalhadores de empresas privadas. desde 1988, o PIS é pago na forma de um abono salarial anual no valor de até 1 salário mínimo, porém, antes de 1988, o benefício pera pago ao trabalhador na forma de depósitos em fundo de investimento, conhecido como saldo de quotas do PIS. Os rendimentos do fundo, se não sacados, são acumulados, permitindo rendimentos cada vez maiores. Para entender quem tem direito, e como sacar o saldo das cotas, confira abaixo.

Quotas do PIS 2021

Quotas do PIS 2021

Na época da criação do programa de integração social, mais conhecido como PIS, também foi criado o PASEP, que funciona de forma bastante similar ao PIS, porém ambos atendem públicos diferentes: o PIS contempla o trabalhador da iniciativa privada e o PASEP contempla os servidores públicos.

Muitas pessoas não sabem, mas o PIS passou a ser pago como abono salarial somente a partir de 1988. Antes disso ele funcionava como um fundo de investimentos, na qual o trabalhador recebia depósitos do patrão todo o mês, e poderia sacar tudo de uma vez quando se aposentasse – similar ao fundo de garantia. A participação nesse fundo era chamada de “quota” do PIS.

Quotas PIS – O que É?

Desde o surgimento do PIS, em 1975 o programa vem sofrendo alterações. A partir de 2003, conforme uma mudança do decreto, o PIS começou a ser pago como Abono Salarial. Mas, antes disso o valor era pago como quotas do PIS.

Com o passar do tempo, as quotas do PIS geram juros, sendo um investimento de renda fixa. Dessa forma, o valor que o trabalhador recebe será maior.

A partir do dia 4 de outubro de 1988 foi quando o PIS sofreu alterações e passou a funcionar como nos dias atuais. Por isso, os trabalhadores inseridos no mercado de trabalho após essa data não tem direito as quotas PIS. Já os trabalhadores cadastrados no PIS entre os anos de 1971 e outubro de 1988, podem realizar o saque das quotas em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Diferentemente do Abono Salarial, que possui um calendário de pagamento, as quotas podem ser sacadas quando você quiser, sem depender do calendário de pagamento do PIS. Mas, para isso, é preciso se enquadrar nos requisitos de saque deste benefício.

Saldo de Quotas PIS

O saldo de Quotas PIS pode ser consultado facilmente em qualquer agência da Caixa, muita gente não sabe mais a caixa está enviando correspondência para as pessoas que possuem quotas do PIS a sacar. Por falta de conhecimento muitas pessoas ainda não realizaram o saque.

Para isso, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com seus documentos de identificação (CPF, RG e CTPS). Caso você tenha recebido a carta da Caixa Econômica Federal informando o valor das Quotas do PIS, leve a mesma também, e pronto! Basta solicitar o saque do seu benefício.

Para mais informações sobre como consultar, confira a página oficial da Caixa Econômica Federal e verifique o valor das cotas do seu benefício.

Como Sacar as Quotas do PIS?

Nem todo mundo tem direito as quotas do PIS, mas se você tiver direito, o saque poderá ser realizado presencialmente em pontos de atendimento da Caixa Econômica Federal. Caso você tenha dúvidas, há a chance do atendente da agência não saber do que você precisa. Sendo assim, o indicado é que você imprima as informações referentes as quotas PIS antes de se dirigir a uma agência.

É necessário que você leve junto aos seus documentos pessoais as informações sobre as quotas, e não se esqueça de estar portando toda a sua documentação.

Apresente os seus documentos ao atendente, caso o mesmo não tenha conhecimento, peça para falar com o gerente e explique que você quer realizar o saque das suas quotas do PIS.

Gostou do Artigo? Avalie abaixo: ⤵