Comprovante de Inscrição CPF – Imprimir, Consultar e Regularizar CPF

Devido à ausência do cartão CPF físico, atualmente somente o Comprovante de Inscrição CPF é que serve como documento que atesta para posse do CPF. Por isso, é necessário que você saiba como fazer a obtenção desse documento. Acompanhe os próximos tópicos deste post para saber ao detalhe como acessar o seu Comprovante de Inscrição CPF.

Comprovante de Inscrição CPF
Comprovante de Inscrição CPF

Comprovante de Inscrição CPF

A emissão do Comprovante de Inscrição CPF é disponibilizada a pessoas físicas que necessitam de comprovar o seu cadastro no INSS. Com este documento em mãos você pode fazer a comprovação da regularização da sua situação quanto ao CPF.

VEJA TAMBÉM:


Consultar CPF

A Receita Federal permite a consulta da situação cadastral do seu CPF por meio do site online. Sendo que você pode fazer a consulta dessa informação usando o site oficial da Receita Federal. Bastando que para isso sigas o passo a passo indicado, já abaixo:

  • Comece por acessar o site da Receita Federal CLICANDO ESTE LINK;
  • Em seguida basta informar o número do seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Depois marque a caixa “Não sou um robô” e siga com a sua consulta.

Feito isso, na próxima página já poderás conferir informações relacionadas ao seu CPF. Se por acaso ainda não conheceres o número do seu CPF, poderás obter o mesmo indo ao atendimento presencial.


Imprimir CPF

Para que o acesso ao Comprovante de Inscrição CPF não seja dificultoso, a Receita Federal oferece o seu site online para que seja feita a impressão do comprovante.

Sendo que para poder seguir em frente e imprimir esse documento, você apenas precisa de ter um computador ou telefone conectado à internet e seguir o passo a passo indicado, já a abaixo:

Vale lembrar que o comprovante disponibilizado não contém informações que dizem respeito a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF. Este documento limita-se apenas a fazer a comprovação da inscrição CPF.


Regularizar CPF

Em algumas situações você pode ter complicações com o seu CPF. E neste tipo de situação será preciso fazer a regularização do CPF para que o mesmo volte a funcionar.

Ocorrendo que para poder regularizar o seu documento o cidadão que apresenta o seu CPF suspendo é que deve fazer a requisição. É necessário que no momento de pedir pela regularização você não tenha sido obrigado a entregar a declaração do Imposto de Tenda Pessoa Física nos últimos cinco anos.

O processo de regularizar o CPF pode ser iniciado e completado diretamente por meio da internet caso o CPF esteja suspenso. Para seguir com o processo online acesse este link.

Além da internet, também é possível seguir com a regularização do seu CPF numa das agências do:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Ou ainda nas representações diplomáticas do Brasil no exterior.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...