O Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho, ou simplesmente FGTS, é muito importante para o trabalhador brasileiro, visto que ele constitui um fundo que serve para ajudar o trabalhador em algumas situações, como em caso de desemprego. Por se tratar de um fundo que não é garantido pelo cidadão, mas sim pela empresa em que ele trabalha, é importante que todo o trabalhador fique de olho do extrato FGTS 2019 pois somente dessa forma ele garantirá que o valor correspondente a este fundo está sendo depositado pelo empregador.

Isso sem falar que o extrato FGTS 2019 também é necessário na adesão de alguns serviços.

Vale salientar que a empresa tem o dever de retirar um valor correspondente a 8% da sua renda para depositar na conta do FGTS criada em nome do empregado.

Extrato FGTS

Extrato FGTS


Como Consultar o Extrato FGTS 2019

Para ficar a par do valor que o trabalhador possui na sua conta do FGTS, é fundamental que este realize uma consulta do extrato, pois nele constam informações referentes ao saldo e estado do FGTS.

Valendo salientar que este fundo engloba grande parte da classe trabalhista, sendo que têm direito ao FGTS os trabalhadores rurais, os temporários, os intermitentes, os avulsos, os safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e os atletas profissionais (jogadores de futebol, vôlei, etc.).

✅ Fique ligado também na tabela de alíquotas do INSS 2019, divulgadas pela Previdência Social no início desse ano.

A consulta do extrato FGTS pode ser feita de várias formas, e maioria desses processos os documentos necessários para seguir com a consulta são o número do PIS ou número do NIS da Carteira de Trabalho.


Como Consultar FGTS pelo CPF

Uma dos métodos que permite a consulta do extrato FGTS, é pelo uso do número do PIS, mas como nem todo mundo tem esse dado em mente, com o CPF é possível obtê-lo.

Sendo assim, você pode fazer uma consulta rápida do número do Programa de Integração Social (PIS) no site do INSS usando o CPF, e depois seguir para a verificação do extrato FGTS por meio dos passos descritos logo abaixo:

  • Entre na página web oficial do FGTS pelo site da Caixa clicando AQUI;
  • Informe o número do seu PIS que você consultou usando o CPF;
  • Clique em “Cadastrar senha”, caso você não tenha;
  • Leia o regulamento e clique em “Aceito”;
  • Preencha o cadastro com os seus dados pessoais. Você vai precisar do número do seu Titulo de Eleitor;
  • Crie uma senha com até 8 dígitos e confirme;
  • Você receberá uma notificação de cadastro realizado.

Agora bastar usar o seu número NIS e a senha cadastrada para consultar o seu Extrato FGTS 2019.

Com esse processo finalizado, você já poderá conferir o seu extrato na próxima página e até mesmo imprimi-lo.

Em caso de dúvidas, você pode consultar o telefone PIS 2019, da central de atendimento de Caixa.


Como Consultar pelo Aplicativo FGTS

Para quem deseja consultar o seu FGTS de qualquer lugar com mais flexibilidade, o aplicativo FGTS disponível para smartphones é um ótimo meio para isso.

Você pode obter essa aplicação tanto para Android como para o iOS, sendo que com ele em mãos, dá para consultar o saldo e a situação da conta deste fundo.


Consultar FGTS pelo cartão cidadão

Pelo fato da consulta online do extrato FGTS necessitar do número do PIS, também é possível usar o cartão do cidadão para prosseguir com esta verificação, já que neste documento é possível ficar a par do número de PIS.

Gostou do Artigo? Avalie abaixo: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...