O que é NIS, PIS, PASEP e NIT

Por vezes nos deparamos com diversas nomenclaturas como NIS, PIS, PASEP e NIT. Quem está começando a entender melhor sobre essas sigas e o seus benefícios, pode ficar um pouco confuso. E foi pensando nisso que o artigo de hoje resolveu trazer para você de forma completa questões relacionadas a tudo isso. Para conferir é só continuar em nosso artigo.

O que é NIS, PIS, PASEP e NIT
O que é NIS, PIS, PASEP e NIT

O que é NIS

Para que você possa entender os outros precisamos falar sobre esse. O NIS foi criado pela Caixa Econômica Federal, e significa ‘’Número de Identificação Social’’. Esse número é de direito de todo cidadão que está dentro de algum programa social, como o Bolsa Família, FGTS, ou o cidadão que fez sua carteira de trabalho e se tornou um contribuinte do INSS, iniciando tanto como trabalhador público ou privado.

Para consultar o número do seu NIS você pode fazer pelo número da sua carteira de trabalho, ou então, no cartão cidadão ou no cartão bolsa família (caso tiver).

Para resumir, o NIS é como se fosse o CPF. Porém, voltado para os programas sociais, já que é através desse número que todas as informações sociais serão reunidas.


O que é PIS

Já o PIS é um benefício que o Governo Federal criou, a sigla PIS tem como significado: Programa de Integração Social, sendo o abono que muitos chamam de 14 salário.

Esse abono é pago todos os anos pela Caixa Econômica Federal para o trabalhador. Além disso, o PIS 2020 tem como objetivo fazer com que os trabalhadores da iniciativa privada tenham uma participação de lucro dentro da empresa.

Quando o trabalhador está ingressando pela primeira vez dentro de uma empresa ele está cadastrado no benefício pela empresa, e o número do NIS vai passar a valer também para o PIS. Ou seja, o número de um será igual de outro.

O que é PASEP

Esse benefício também foi criado pelo Governo Federal, e a sigla significa, Programa de Formação do Patrimônio Servidor Público. O objetivo desse programa é o mesmo do PIS, porém, não é voltado para trabalhadores da iniciativa privada, e sim da iniciativa pública.

Esse número é o mesmo do NIS, e o seu cadastro também será efetuado mediante assinatura da carteira. Dessa forma, as pessoas que sempre trabalharam na iniciativa privada, e passam a trabalhar na iniciativa pública, não devem se preocupar em mudar ou corrigir a documentação pelo número, já que é o mesmo.


O que é NIT

E por fim, vamos explicar o que é NIT. A sigla tem como significado ‘’ Número de Identificação do Trabalhador’’.

Ele é obtido na previdência social e equivale ao PIS / PASEP, dessa forma, há o recolhimento necessário para o INSS, garantindo também que aconteça a garantia de diversos benefícios de programas assistências como:

Lembrando que o NIT é dado somente para alguns contribuintes, como:

  • Individuais;
  • Facultativos;
  • Autônomos;
  • Empregados domésticos;
  • Seguradores especiais.

Depois desse artigo temos certeza que ficou muito mais claro o significado de cada uma dessas siglas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...