O Seguro Desemprego 2023 é um dos benefícios que mais tem peso na lista dos direitos do trabalhador brasileiro. Por conta disso, é importante que os servidores da rede pública e privada fiquem atentos ao mesmo para saber se eles tem direito de recebê-lo e como fazer a sua solicitação.
Esse beneficio foi desenvolvido pelo governo federal com o objetivo de oferecer um auxílio temporário em caso de desemprego. Ou seja, com o Seguro desemprego você consegue ter uma segurança financeira enquanto procura por um novo emprego.
Não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post e fique por dentro dos principais aspectos que giram em torno deste benefício. Se você for empregador, então confira como funciona a ferramenta Empregador WEB 2023.
Conteúdo
Quem tem direito ao seguro desemprego 2023
O seguro desemprego não é um beneficio disponibilizado a todos os trabalhadores brasileiros, ocorrendo que para poder ter direito de receber esse auxílio é preciso que o servidor cumpra com alguns requisitos, são eles:
- Não ter sido demitido por Justa causa;
- Apresentar um intervalo de no mínimo 16 meses entre a última solicitação do beneficio e outra;
- Para quem é trabalhador rural, é preciso contar com no mínimo 15 meses de trabalho com carteira assinada nos últimos 2 anos;
- Não contar com participação nos lucros terceiros da empresa ou ser sócio;
- Apresentar o tempo mínimo necessário de carteira assinada para a solicitação do beneficio;
- Apresentar 12 meses de trabalho com remunerados pelo empregador a partir do primeiro mês de trabalho;
- Não contar com nenhuma fonte que providencie renda familiar mensal capaz de prover o seu sustento e da família;
- Não estar a se beneficiar de benefícios trabalhistas como o auxilio-desemprego (exceto o auxílio-acidente e a pensão por morte).
Como Solicitar o seguro desemprego 2023
Para poder ter acesso ao valor do seguro desemprego é preciso que o beneficiário se dirija a um dos postos de atendimento do Ministério do Trabalho tendo consigo a seguinte documentação:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Título de eleitor;
- Carteira de Trabalho (Número do PIS);
- Carta de demissão e a homologação.
Agendamento Seguro Desemprego 2023
Antes de se dirigir a um posto de atendimento presencial para fazer a solicitação do Seguro desemprego, é preciso que o cidadão realize o agendamento do atendimento.
Esse processo de agendamento do seguro desemprego pode ser facilmente feito por meio da internet, bastando apenas que se siga o passo a passo explicado, logo abaixo:
- Comece por acessar o site do agendamento clicando AQUI;
- Com a página carregada, siga em frente preenchendo os campos apresentados e depois informe o código de segurança gerado pelo site;
- Para seguir com esse processo basta clicar em “Prosseguir”.
Depois de finalizado o processo demostrado anteriormente, uma nova tela será exibida, nela o cidadão terá que informar alguns dados para poder receber a data, horário e local para seguir com a solicitação do seguro desemprego.
Valor do Seguro-Desemprego 2023
O valor que o trabalhador deve receber pelo seguro desemprego vai depender do salário registrado na sua carteira de trabalho. Além disso, o valor deste beneficio é definido levando-se em conta os últimos 3 salários auferidos pelo servidor.
Em geral, o valor de cada uma das parcelas do seguro desemprego não será menor que o piso salarial nacional, ou seja, ele não estará abaixo da base dos R$ 1.045,,00 do salário mínimo 2023.
Consulta Seguro-Desemprego
O beneficiário poderá consultar o saldo do seu auxílio por via da internet, desde que ele tenha em mãos uma carteira de trabalho ou cartão cidadão. Veja como seguir com essa consulta, logo abaixo:
- Entre no site do Portal Caixa Cidadão por AQUI;
- Siga informando os eu Número do PIS e a senha cadastrada, clique em “OK”;
- Feito isso, na próxima página clique em “Seguro-Desemprego”, que já será possível conferir o valor das parcelas do seguro-desemprego.=