Todo trabalhador com certeza já ouviu falar do FGTS, mas muitos ainda não sabem como Calcular FGTS 2023 para saber melhor o valor que os espera. Em nosso artigo de hoje você vai entender melhor sobre o FGTS, saber quem tem direito a esse benefício, bem como Calcular FGTS 2023. Confira.
Conteúdo
O que é o FGTS?
FGTS nada mais é do que a sigla de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, esse direito corresponde a todos os trabalhadores que possuem carteira assinada.
Esse depósito é feito de maneira mensal, onde os empregadores tem como obrigação depositar em contas abertas na Caixa Econômica Federal, no começo de cada mês.
O valor do FGTS é de 8% a partir do salário de cada funcionário. Com certeza a grande vantagem desse fundo é a possibilidade de conseguir financiar a casa própria, e outros benefícios vinculados.
Até mesmo por essa possibilidade o ideal é que você saiba como Calcular FGTS 2023 para saber quanto tem disponível.
VEJA AINDA:
Quem tem direito ao FGTS?
Abaixo você pode conferir quais são as pessoas que tem direito ao FGTS:
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores avulsos;
- Operários rurais;
- Atletas profissionais;
- Todas aquelas pessoas que possuem carteira de trabalho assinada pela empresa.
Lembrando que o funcionário pode ir acompanhando de forma mensal os depósitos do empregador, por exemplo. Com a tecnologia o trabalhador consegue até mesmo cadastrar uma senha para ter acesso online ao saldo do seu fundo de garantia.
Como Calcular FGTS 2023
Para Calcular FGTS 2023 o trabalhador deve pegar o seu salário bruto. Ou seja, aquele número que ainda não possui nenhum desconto e tirar 8% desse valor. Lembrando ainda que essa retirada dos 8% não acontece somente com o salário mensal, mas com horas extras trabalhadas, trabalho noturno, décimo terceiro, férias, adicional noturno e valores do tipo.
Esse valor de 8% deve ser multiplicado pelos meses trabalhados. Dessa forma, você vai saber o seu saldo acumulado e consegue também perceber o valor que lhe é tirado do FGTS todos os meses.
Há diversas calculadoras na internet que fazem isso para você, mas também não é uma conta difícil de ser realizada de forma manual.
Calcular FGTS 40
Quando o empregado é demitido sem justa causa, ainda de acordo com a lei do FGTS, será necessário que o empregador deposite 40% a mais do valor que está depositado no fundo do INSS.
Para que você possa fazer o cálculo dessa tal multa é necessário saber o valor total do FGTS que está em sua conta na Caixa Econômica Federal, você pode saber o valor pelo cálculo que colocamos acima, em agências da caixa, de forma online e afins.
O cálculo da multa é bem simples, você deve multiplicar por 40 o valor depositado na sua conta. Com esse resultado faça a divisão por 100 e pronto. Dessa forma você vai saber o valor a mais que deve receber.
Calcular FGTS Rescisão
Para fazer o cálculo da rescisão a primeira coisa que você deve saber é o motivo da demissão. Pois isso pode mudar totalmente o valor total a ser recebido no final.