Se você ainda não conhece o Conectividade Social, precisa conhecer. É um sistema desenvolvido pela Caixa Econômica Federal como uma forma de agilizar os processos dos usuários e reduzir a burocracia no assunto.
O Conectividade Social tem a ver com o saque do fundo de garantia no momento em que o funcionário precisa. Esse sistema melhora a comunicação entre a Caixa e o governo para esses questões.
Para mais informações continue acompanhando o nosso artigo que vamos explicar com detalhes o que é o Conectividade Social, como obter o certificado digital, a documentação necessária para obter, como baixar, dentre outras dúvidas.
Conteúdo
O Conectividade Social nada mais é que um sistema para facilitar o relacionamento da Caixa Econômica Federal com o contador ou empreendedor. O sistema serve para fazer envios, consultas, compartilhamentos de informações do FGTS e da Previdência Social.
O sistema tem a informatização e configuração necessária de fazer essa conexão entre a Caixa, o governo e a empresa, deixando a empresa sempre regularizada com suas obrigações.
Para utilizar o sistema, o empresário precisa apenas obter um certificado digital, deixando a plataforma segura e de fácil acesso.
Com ele é possível fazer:
- Assinatura de contratos;
- Realizar transações bancárias;
- Emitir notas fiscais eletrônicas e;
- Muito mais!
VEJA AINDA:
Como Obter a Certificação Digital
O certificado digital funciona como uma identidade oficial da empresa ou da pessoa, só que de forma virtual. No site do ITI http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp, que é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação do governo federal, traz as autoridades que podem certificar as empresas.
Você compra o seu certificado digital e deve ir até a empresa certificadora para apresentar toda a documentação da empresa. Assim ela recebe o certificado digital para conseguir fazer diversas movimentações bancárias e assinaturas de contratos de forma online.
Pode ser também que o empresário ou responsável tenha que ir até ao banco para também validar a certificação digital, como é o caso da Conectividade Social, da Caixa.
Documentação Necessária
Para a Conectividade Social, a pessoa precisa obter o certificado digital e-CPF para usar junto a transações da Caixa Econômica Federal. Para a empresa, é preciso levar documentos específicos nas autoridades certificadoras para conseguir o certificado digital, veja:
- Dependendo da empresa é preciso: comprovante de endereço do titular do certificado;
- CPF e identidade;
- Documentos oficiais da empresa.
Para fazer o acesso ao Conectividade Social é preciso que a pessoa ou empresa já tenha o certificado digital e entre no site da Caixa para baixar e instalar o programa. Veja abaixo o passo a passo para fazer isso:
- Acesse o site da Caixa do Conectividade Social http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx;
- Clique na opção “Downloads” para baixar o programa;
- Vai ter uma outra opção, a “Conectividade Social”, então, clique nele;
- Após isso o download será iniciado.
Depois de baixado, é só abrir o programa e dar início a instalação. Daí é só seguir o passo “Próximo”, “Eu aceito o contrato”, depois “Terminar”.