O Seguro Desemprego 2024 é um importante programa do Governo Federal que ampara temporariamente o trabalhador que foi dispensado de seu posto de trabalho sem justa causa, ou seja, perdeu o seu emprego sem o desejar. Através do Seguro Desemprego 2024 o trabalhador pode arcar com suas despesas e honrar as suas dívidas enquanto busca uma nova colocação no mercado de trabalho. Mas, para se ter direito ao beneficio é importante observar suas regras. Se você ainda não conhece ou possui alguma dúvida não deve deixar de ler este artigo. Confira!

Seguro Desemprego 2024

Seguro Desemprego 2024


Novas Regras do Seguro Desemprego 2024

Em 2015 o Governo instituiu novas regras que definem o tempo de trabalho comprovado pelo trabalhador para que o mesmo possa receber o beneficio. Dessa forma, as regras em vigor são as seguintes:

  • Poderá pedir o seguro pela primeira vez se tiver trabalhado durante 12 meses em um período de 18 meses;
  • Poderá fazer a solicitação pela segunda vez se tiver trabalhado durante 09 meses em um período de 11 meses;
  • Poderá pedir o beneficio pela terceira vez se tiver trabalhado durante 06 meses em um período de 11 meses.

O saque do seu seguro desemprego 2024 poderá ser feito em qualquer lotérica ou posto de atendimento da Caixa Econômica Federal, desde que você tenha consigo o seu Cartão cidadão.


Parcelas do Seguro Desemprego 2024

Ainda de acordo com a nova regra, a quantidade de parcelas pagas ao beneficiário varia de acordo com a comprovação dos meses trabalhados, como se pode observar a seguir:

  • Primeiro pedido: Receberá 4 parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos últimos 36 meses;
  • Segundo pedido: Receberá 4 parcelas se tiver trabalhado um período entre 12 e 23 meses. Mas se tiver trabalhado, no mínimo, 24 meses terá direito a receber 5 parcelas.
  • Terceiro pedido: Receberá 3 parcelas se tiver trabalhado um período entre 6 e 11 meses; 4 parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses, e 5 parcelas se tiver trabalhado, no mínimo, 24 meses.

Cálculo e Valor do Seguro Desemprego 2024

O valor das parcelas é definido de acordo com as faixas salariais e seus respectivos cálculos:

  • Se o seu salário era até R$ 1.222,77, você receberá até R$ 978.21. Para saber o valor exato, basta multiplicar o valor do seu salário por 0.8;
  • Se você recebia entre R$ 1.222,77 e R$ 2.038,15 poderá receber entre R$ 978.21 e R$ 1.019,07. Para melhor definição, multiplique o valor do seu salário por 0.5;
  • Se o seu salário era superior a R$ 2.038,15, receberá fixamente R$ 1.385,91.


Prazo para Solicitar o Seguro Desemprego

Se você foi demitido, se enquadra nos requisitos de participação do benefício e deseja solicitar o mesmo, precisa se enquadrar dentro do prazo de solicitação. Confira o prazo para cada trabalhador:

  • Após a demissão entre 7 a 120 dias para o trabalhador formal;
  • Após a demissão entre 7 a 90 dias para empregado doméstico;
  • Após a proibição de pesca, no máximo 120 dias;
  • Após o resgate de regime de escravidão no máximo 90 dias;
  • Em qualquer perídio durante a suspensão de trabalhadores em Bolsa Qualificação.

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego 2024

Quem Tem DireitoPode realizar a solicitação do Seguro Desemprego aqueles trabalhadores que foram demitidos em justa causa. Tendo esse benefício, o objetivo de auxilar financeiramente o cidadão desempregado. O Seguro Desemprego 2024 é pago até que o trabalhador ache um novo emprego.

✔ Fique Atento: Confira como funciona a ferramenta “Empregador WEB” do Ministério da Economia.

É preciso se enquadrar em alguns dos casos abaixo para que o trabalhador possa ter direito ao Seguro Desemprego:

  • Pescador artesanal, no período de reprodução dos peixes;
  • Ter trabalhado um tempo mínimo para realizar a solicitação do benefício. Como por exemplo, 1 ano para solicitar pela primeira vez;
  • Trabalhador formal, em casos de contrato suspenso para realização de curso de qualificação profissional;
  • Trabalhadores resgatados de regime de trabalho escravo.

Agendamento do Seguro desemprego

Outra importante alteração diz respeito ao agendamento do Seguro Desemprego para que o trabalhador possa dar entrada no seu Seguro, ou seja, agora é obrigatório realizar este procedimento para que possa fazer o pedido do seu beneficio, o qual é feito pela internet.

Para isso, você deverá acessar o SAA (Sistema de Atendimento Agendado):

  • http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam
  • Clicar no botão “Agendar” que se encontra no menu a esquerda de sua tela;
  • No formulário ao lado, escolher seu Estado, Cidade, Entrada no Seguro Desemprego, o código de segurança e clicar sobre “Prosseguir”.
  • Informe seus dados pessoais na nova tela e selecione o posto de atendimento melhor a você;
  • Depois selecione a melhor data e horário para o seu atendimento;
  • Em seguida é só verificar as informações e concluir o procedimento. Não se esqueça de anotar para não se esquecer. Boa sorte!

Documentos Necessários para Solicitar o Seguro Desemprego

Depois de ter realizado o agendamento do Seguro Desemprego, você pode realizar a solicitação do mesmo no Ministério do Trabalho. Para isso, é preciso alguns documentos, como:

  • CPF;
  • RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, etc (algum documento de identificação com foto);
  • CTPS;
  • Documentos de depósito FGTS (entregues no momento da demissão);
  • Requerimento do Seguro Desemprego;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Consulta Seguro Desemprego 2024

Depois de solicitar o Seguro Desemprego, o trabalhador pode consultar o valor das parcelas do benefício e a data que as mesmas serão liberadas. É possível fazer isso pela internet, através do Portal do Cidadão da Caixa. Confira como abaixo:

  • Entre no Portal clicando aqui;
  • Informe os dados necessários, como NIS e senha de acesso;
  • Se você não possuir a senha, pode cadastra-la ali mesmo;
  • Quando o sistema acessar, clique em “Seguro Desemprego”.

Como Receber o Seguro Desemprego – Como Sacar

Para realizar o saque do benefício é muito fácil. Você pode optar por sacar em:

  • Atendimento em agências da Caixa;
  • Pontos de atendimento Caixa Aqui;
  • Caixas Eletrônico;
  • Lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Para sacar, você deve ter alguns documentos em mãos:

  • Cartão Cidadão e Senha;
  • Quando você for sacar em agências, é possível utilizar a Carteira de Trabalho.

Espero que este artigo tenha te ajudado. Aproveite e o compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

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