Benefícios

Saiba quando você tem o direito do saque FGTS

Atualmente o Governo demonstrou interesse em liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aos trabalhadores, o que gerou grande expectativa. A liberação desse valor ainda não possui data para ser aprovada, sendo assim, a pode-se resgatar o FGTS com as opções disponíveis.

Entre as formas de liberação deste benefício, a mais comum é quando o trabalhador é demitido sem justa causa. O empregado terá direito ao valor total deposito pela empresa e também recebe multa de 40% sobre as parcelas depositadas pelo empregador.

Com a reforma trabalhista foi criada outra forma de resgatar o valor. É possível retirar 80% do saldo quando o patrão e o empregado entram em acordo. Sendo neste caso a multa de 20%.

Em qualquer caso de demissão, será necessário comprovar o fim do vínculo através do termo de rescisão contratual e da carteira profissional. Sendo preciso ainda os documentos de identificação do trabalhador, como o NIT ou PIS/PASEP.

Quando é permitido utilizar o FGTS

O FGTS foi criado para ser utilizado como forma de proteção ao trabalhador que é demitido sem justa causa. Além disso, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode ser sacado em outras situações, como:

  • Há quem pediu demissão há mais de três anos e ainda não conseguiu retornar ao mercado de trabalho;
  • Para quitar financiamento de casa própria ou adquirir um imóvel à vista, e ainda em caso de doenças gravas e terminais;
  • Término de contrato temporário com a empresa;
  • Quando acontece um desastre natural, sendo declarada pelo Governo situação de emergência ou calamidade pública;
  • O trabalhador que se aposentou, e se continuar trabalhando na mesma empresa receber o FGTS todo mês.

Se você se encaixa em algum desses casos deve realizar a solicitação do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

A liberação desses recursos é feita pela Caixa Econômica Federal, a principal responsável pelo FGTS. Para impulsionar a economia do país, a intensão do Governo é liberar o saque das contas inativas do FGTS.

Maiores informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço podem ser encontradas no site da Caixa: caixa.gov.br/fgts.

Como visto acima existem diversas situações em que o benefício pode ser sacado, confira abaixo quais documentos exigidos no momento do saque FGTS:

  • Número do PIS/PASEP ou NIS/NIT;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Documento de identificação pessoal.

Como Sacar

O valor do saque sendo de até R$ 3.000,00 é possível sacar com o cartão cidadão e senha em um dos locais abaixo:

  • Caixas eletrônicos;
  • Lotéricas;
  • Salas de autoatendimento;
  • Correspondentes Caixa Aqui.

Em caixas eletrônicos é possível sacar o FGTS sem o cartão cidadão, somente como o seu PIS e senha. No entanto, o valor máximo de saque é R$ 1.500,00. Já em agências Caixa você conseguirá sacar somente com um documento de identificação.

Mensalmente, no dia 10, o FGTS sobre uma correção, sendo assim, possível que o trabalhador aguarde essa correção ser feita para sacar o valor que é de direito.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *