Novas Regras FGTS 2019

Novas Regras FGTS 2019 – Se você é um trabalhador com carteira assinada com certeza já ouviu falar sobre o FGTS, aquele valor que todos os meses deve ser depositado pelo empregador para o empregado. Esse valor vai se acumulando pelo tempo de trabalho, até que pode ser retirado com demissão (cada tipo de demissão tem uma regra quanto a valores e porcentagens) ou mesmo quando chega a aposentadoria. Há trabalhadores que negociam essa questão do FGTS com financiamentos de casas, por exemplo. O foco do nosso artigo de hoje é mostrar um pouco das mudanças que aconteceram, como as Novas Regras FGTS 2019 da reforma trabalhista. Confira.

Novas Regras FGTS 2019
Novas Regras FGTS 2019

O que muda nas Novas Regras FGTS 2019

Se antes, o trabalhador que se demitisse ou por algum motivo fosse demitido com justa causa, não recebia alguns direitos, incluindo o saque do FGTS e a multa de 40% sobre o valor.

Com as Novas Regras FGTS 2019 é possível uma negociação entre o empregador e o empregado. Um exemplo de tudo isso é que já é possível receber uma multa de 20% e retirar ao menos 80% do FGTS.

Essas mudanças causaram diversas controvérsias assim que foi anunciada. Mas ela veio como uma tentativa de melhorar alguns aspectos para quem precisou se demitir ou mesmo para quem teve uma demissão por justa causa, como citado.

Essa regra já foi uma das aprovadas. Porém, se a reforma trabalhista passar em todos os pontos, os aposentados que ainda trabalham com carteira assinada, não terão mais obrigatoriedade em pagar o FGTS (8% ao mês). Mas também não podem contar com a multa de 40%.

VEJA TAMBÉM:


Como Consultar o FGTS

Há diversas formas de consultar o FGTS e ter acesso ao seu saldo, você já sabe quais são elas? Confira em nosso artigo de hoje.

  • Caixa Econômica Federal: a consulta poderá ser feita no próprio site da instituição. Mas para além disso é só ir até uma das agências da caixa para realizar a emissão do extrato do saldo. Para isso leve consigo a carteira de trabalho ou seu cartão cidadão, e um documento de identificação.
  • Também é possível consultar o saldo do FGTS pela internet, como você vai ver no passo – a – passo a seguir:
  1. Entre no site oficial: servicossociais.caixa.gov.br;
  2. No site você deve preencher todas as informações, como por exemplo, o seu NIS;
  3. Coloque a senha cadastrada no sistema, se ainda não fez isso poderá realizar o procedimento em alguns minutos;
  4. Depois de preencher todas as informações você deve clicar em “ok”;
  5. Dessa forma todas essas informações sobre o seu FGTS estarão no sistema.


Correção Rentabilidade do FGTS

O dinheiro no FGTS é como se fosse um fundo “obrigatório” as pessoas não tem outra opção a não ser deixar o dinheiro “parado” por ali.

Atualmente o valor é corrigido de acordo com a base da TR (Taxa Referencial) o que renda menos que a poupança, pelo menos por enquanto. Mesmo após pedidos de mudanças por diversos sindicatos, não houve a liberação da justiça.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...