Novas Regras da CNH 2019

O atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro informou que haverá novas regras da CNH 2019, tanto na emissão quanto na renovação. Por conta disso, as pessoas estão cheias de dúvidas sobre essas novas mudanças.

Afinal de contas, é importante estar a par do funcionamento correto da Carteira de Motorista, já que ninguém quer levar multas, não é mesmo? Sabendo disso, hoje vamos trazer informações relevantes sobre as novas regras da CNH 2019. Abaixo você encontra tudo!

Novas Regras da CNH
Novas Regras da CNH

Novas Regras para Tirar a CNH em 2019

Como dito, as mudanças são referentes a renovação e também a tirar a CNH 2019.

Para tirar a Carteira de Motorista, as principais mudanças são:

  • Simulador não é mais obrigatório – com as novas regras torna facultativo a utilização do simulador para tirar a CNH na categoria B, isso significa que o aluno pode fazer 5 horas de aula no aparelho, mas não há obrigatoriedade;
  • Aula prática o período da noite será reduzida – antes a exigência da aula no período noturno era de 5 horas, com as novas regras CNH essa quantidade caiu para 1 hora para as categorias A, B E ACC;
  • Carga horário menor – sendo o simulador não obrigatório, a carga horária para tirar a carteira cai de 20 horas para 15 horas.

Confira também:


Novas Regras da CNH 2019

Para renovar a CNH também estão ativas as novas regras em breve, mas ainda no ano de 2019. Veja as principais:

  • Carga horária menor para inclusão de uma nova categoria – para incluir a categoria B na sua CNH a carga horária é de 15 horas;
  • Aumento do número de Pontos – O projeto deve aumentar o número de pontos da carteira de 20 para 40.
  • Aumento do prazo de validade – A carteira nacional de habilitação passará a ter validade de 10 anos, dobrando o tempo anterior, que era de 5 anos;
  • Fim da obrigatoriedade do Simulador – Deixarão de ser obrigatórias as aulas em simulador automotivo para obtenção da primeira CNH;
  • Mudança no tempo da renovação – o projeto ainda prevê que haja uma mudança no tempo da renovação da carteira, que pode ser entre 5 a 10 anos. Após esse período o motorista passar pelos testes de aptidão física e mental. Para as pessoas maiores de 60 anos, a renovação desse feita entre dois anos e meio a 5 anos.

Novas Regras da Suspensão do Direito de Dirigir

Há também novas regras da suspensão do direito de dirigir, que estão mais flexíveis, por assim dizer.

Como esse novo projeto haverá um aumento de 20 para 40 o limite de pontos que o motorista poderá ter um período de 1 ano.

Caso ele ultrapasse essa quantidade, a carteira de motorista dele então será suspensa.


Aumento da validade da CNH 2019

Como já foi dito, a carteira de motorista agora terá validade de 5 a 10 anos. Desse modo, o motorista só precisará renovar a CNH quando atingir essa data. Em outras palavras, após esse período ele deverá passará pelos testes padrão para continuar com dirigir de forma legal em território nacional.

Entretanto, é válido lembrar que o projeto ainda precisa ser discutido entre as comissões. Logo, posteriormente ele passará pelos parlamentares, isso tudo antes de entrar em vigor.

Porém, a previsão é de que as novas regras da CNH 2019 ainda entrem em funcionamento nesse mesmo ano. Sabendo disso, fique atento, pois essas mudanças impactam diretamente a vida do motorista.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...