NIT 2019 – Saiba O que é, Consulta pela Internet e Telefone

Os beneficiários da previdência social precisam de conhecer o seu número NIT 2019. Pois essa informação é bastante importante para a consulta de dados relacionados aos benefícios que são entregues pela Previdência Social. Então, não deixe de continuar conferindo os próximos tópicos e saiba com detalhes o que é, e como você pode fazer a consulta do seu número NIT 2019.

NIT 2019
NIT 2019

O que é NIT

O Número de Identificação do Trabalhador (NIT) é um número de registro da previdência social que apresenta 11 dígitos. Esta informação é ainda mais importante no caso dos trabalhadores autônomos com cadastro no Regime Geral de previdência social e que fazem a sua contribuição na previdência social.

O número NIT é equivalente ao PIS/PASEP que é atribuído aos Empregados domésticos, contribuintes individuais, facultativos e Segurados Especiais. Sendo que essa informação pode ser obtida diretamente na Previdência Social.

Conhecendo o seu NIT, você pode facilmente seguir com a emissão da GPS (Guia da Previdência Social) e até mesmo realizar o pagamento dos contributos que realizas mensalmente para a aposentadoria.

Valendo lembrar que o NIT 2019 pode ser solicitado de forma bastante simples pessoalmente ou por meio da internet. Também é possível pedir essa informação usando o telefone.

Para poder seguir com essa solicitação você terá que apresentar o seu:

  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG) ou uma Certidão de Nascimento;
  • Ou ainda certidão de casamento (isso caso seja necessário);
  • Carteira de trabalho e previdência social.


Consulta NIT 2019

Para quem não se lembra do número do seu NIT 2019, a consulta dessa informação poderá ser feita por meio da internet. Para poder seguir com a consulta bastará apenas cumprir o passo a passo apresentado, já abaixo:

  • Acesse o site oficial de consulta NIT por este link – https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml;
  • Assim que a página estiver completamente aberta, siga clicando em “Cidadão” e depois em “Inscrição” e, por conseguinte em “Filiado”;
  • Feito isso, uma nova tela será aberta, nela você precisará de informar todos os dados que lhe são pedidos (CPF, data de nascimento, nome da mãe, nome do filiado, etc.);
  • Tendo preenchido todas as informações, entre o texto que aparece na imagem, e depois continue clicando em “Continuar”;
  • Por fim, você já poderá conferir o número do NIT que será exibido na tela.


Consulta NIT Telefone

Além da plataforma online para consulta NIS, você também pode usar o número de telefone 135 para pode conhecer o número do seu NIT 2019. Lembrando apenas que no momento da consulta é preciso que você tenha o seu RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Também é possível se dirigir a um dos postos de atendimento presencial para poder conhecer o seu NIT. No caso dos indígenas, a consulta presencial do NIT pode ser feita diretamente no FINAI.


Número do Benefício no NIT

Saber qual é o seu número do benefício é muito importante, pois isso possibilita o acesso aos benefícios da previdência.

Sendo que usando o seu NIT você pode conhecer esse número diretamente na internet. Para isso primeiro terás que acessar o site oficial do CNIS, e depois informar o número do seu NIT.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...