Criado pelo Governo Federal para facilitar a vida do jovem, o ID Jovem 2019 é um documento que visa estimular a participação da comunidade juvenil em espetáculos culturais e viabilizar o acesso a vários serviços.

Não deixe de saber nos próximos tópicos como o ID Jovem funciona, quais são os seus benefícios, que tem direito, entre outros aspetos.

ID Jovem 2019

ID Jovem 2019


Como Funciona o ID Jovem 2019

O programa ID Jovem garante ao jovem brasileiro um documento de identificação que concede vários benefícios em serviços e eventos.

Tendo este documento, o beneficiado tem maior facilidade no acesso a teatros, estádios de futebol, cinemas e até mesmo no uso de serviços de transporte público, onde o portador do ID Jovem pode até mesmo receber isenção na passagem.


Quem Pode fazer o ID Jovem 2019

Para poder qualificar para a obtenção do ID Jovem, é necessário que o interessado cumpra com algumas condições estabelecidas no regulamento do programa – saiba quem pode fazer o ID Jovem, já a seguir:

  • Contar com um registro no CadÚnico para programas sociais;
  • Estar na faixa etária compreendida entre os 15 aos 29 anos;
  • Ter uma renda familiar que não ultrapasse 2 salários mínimos nacionais.

Como Fazer a Identidade Jovem 2019

Para tornar mais fácil o processo de adesão ao ID Jovem, este programa permite que a identidade Jovem seja feita completamente pela internet, sendo que para isso, existe o aplicativo para smartphones e site que dá acesso ao documento do programa no formato virtual.

A emissão do ID Jovem está sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal, e o interessado pode conseguir esse documento seguindo os seguintes passos:

  • Comece entrando no site oficial do ID Jovem pelo link – https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem;
  • Com a página inicial já totalmente carregada, o interessado deverá informar o seu Número de Inscrição Social (NIS), nome completo, data de nascimento e o nome da mãe para prosseguir com a emissão do ID Jovem.

Frisando apenas que quem não tiver em mente o seu NIS, poderá obter o mesmo por meio da ferramenta disponibilizada pelo site para esse tipo de situação.

Além da emissão virtual do ID Jovem, o jovem que estiver a habitar numa região considerada de internet fraca, também poderá emitir esse documento no formato físico, ou melhor, num cartão plástico.

Vale salientar que a Identidade Jovem vale somente por 30 dias, e depois desse período será necessário fazer a atualização do mesmo por meio do site oficial do programa ou pelo aplicativo.

Como fazer o ID Jovem

Como fazer o ID Jovem

Leia mais:


Benefícios do ID Jovem

Como foi dito nos tópicos anteriores, o ID Jovem fornece facilidades ao jovem brasileiro na hora de acessar alguns serviços – confira essas bondades, logo abaixo:

  • Garante duas passagens interestaduais gratuitas por veículo;
  • Oferece um desconto de 50% na entrada em eventos culturais;
  • Garante um desconto de 50% em duas passagens interestaduais;
  • Oferece meia-entrada em eventos de lazer;
  • Oferece meia-entrada em eventos artísticos.
Benefícios do ID Jovem

Benefícios do ID Jovem

Por conta das facilidades que este documento oferece na locomoção e entretenimento, ele acaba por beneficiar a família com baixa renda familiar, além do próprio jovem.

Gostou do Artigo? Avalie abaixo: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...