Cadastro PIS 2020 – Como se Cadastrar no PIS

Cadastro PIS 2020 – O Programa de Integração Social ou simplesmente PIS é um importante programa que oferece o Abono Salarial pelo Governo Federal, todos os anos, a milhares de trabalhadores brasileiros.  Um dos seus principais objetivos é incentiva-los a continuarem exercendo suas atividades com a Carteira de Trabalho assinada e durante muito tempo. Para isso, é necessário ter o Cadastro PIS 2020. Por isso, vamos ensinar nessa matéria como se cadastrar no PIS, para poder ingressar no mercado de trabalho!

Como se sabe, o programa é voltado para os trabalhadores que estão devidamente cadastrados no PIS e que atuam em empresas da iniciativa privada. Mas como esse procedimento é realizado? É o que você verá ao longo deste artigo.

Cadastro PIS Caixa
Cadastro PIS Caixa

Como se Cadastrar no PIS

O cadastro PIS 2020 é realizado pelo seu empregador e uma única vez na Caixa Econômica Federal. Ele pode escolher a melhor das duas opções disponíveis que o atenda melhor: através do Conectividade Social ou CNS em lote ou então por meio do acesso direto do sistema pela empresa.

A primeira opção é mais rápida e assim permite com que vários funcionários possam ser cadastrados em pouco tempo. Para se ter acesso a este modelo é preciso ter o certificado digital padrão ICP-Brasil.

Além do mais, o modelo do Conectividade Social disponibiliza outras vantagens que são as seguintes:

  • Consulta CRF;
  • visualização de relatórios;
  • Edital Eletrônico;
  • Depósito Recursal;
  • Acompanhamento do FGTS – SMS.

Porque o Cadastro é Obrigatório?

Se você não estiver cadastrado no PIS, não será possível fazer a Carteira de Trabalho. Sendo assim, não poderá ingressar no mercado de trabalho. Não sendo possível receber benefícios como por exemplo a Aposentadoria.

Outros benefícios que necessitam do PIS é o Bolsa Família, que é vinculado ao número do NIT (PIS) para participação no mesmo.

Cadastro PIS 2020 pela Internet

Outra boa alternativa para a realização do cadastro é realizada por meio do:

  • Portal do Dataprev (https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml);
  • Nele, você deverá escolher a opção “Inscrição” que se encontra no menu principal e depois optar por “Filiado”;
  • Na nova janela aberta é só fazer o preenchimento dos dados solicitados pelo sistema para receber o seu número no final.

Com o número do PIS, você pode agendar sua carteira de trabalho, consultar o saldo de benefícios sociais, e sacar benefícios previdenciários.

Cadastro PIS como autônomo

Se você faz parte da categoria de trabalhadores considerados autônomos, ou seja, se exerce suas atividades como um contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial poderá solicitar o seu número do PIS pessoalmente em uma das agências da Caixa PIS que irá te cadastrar no Regime Geral de Previdência Social. Não custa lembrar que você deverá levar consigo todos os seus documentos pessoais que serão solicitados no momento.

Cadastro PIS 2020 pela Agência Caixa

Se você desejar realizar o cadastro de forma simples, é possível fazer isso pela agência da Caixa Econômica Federal. Lembrando que para isso, é preciso portar alguns documentos:

  • CPF;
  • Documento de Identificação com Foto;
  • Comprovante de residência.

Na agência você deve informar que deseja realizar o cadastro PIS e depois receberá a carteira de trabalho.

Pagamento do PIS 2019
Pagamento do PIS 2019

 


Quem tem Direito ao PIS 2020?

Quem Tem DireitoNem todos os trabalhadores tem direito ao PIS. Há alguns requisitos que devem ser seguidos, entre eles:

  • Possuir suas informações na RAIS, endereçada ao Ministério do Trabalho;
  • Possuir cadastro no PIS por pelo menos cinco anos;
  • Receber um salário no valor máximo de dois salários mínimos;
  • No ano anterior, ter trabalhado no mínimo 30 dias.

Diferença entre PIS e NIS

Você já deve ter ouvido ambas as siglas diversas vezes, não é mesmo? Pois bem, a segunda significa Número de Identificação Social que é realizado na Caixa com o intuito de identificar os cidadãos que possam ter ou venham a adquirir os vários benefícios sociais.

Desta forma, o NIS se transforma no PIS, ou seja, a partir do momento em que se estabelece um vínculo empregatício a inscrição do NIS é cadastrada e passa a ser o PIS, ou se for o Abono Salarial dos servidores públicos será o PASEP.


Importância do Cadastramento do PIS

Além de ser obrigatório por parte do empregador é muito importante que o trabalhador seja cadastrado no programa, pois garantirá os seus direitos e benefícios sociais, os quais são de responsabilidade administrativa da Caixa como, por exemplo, o Seguro Desemprego 2020, o Abono Salarial 2020 do PIS e o FGTS.


Valor do PIS 2020

O valor do PIS é proporcional ao tempo de trabalho realizado e comprovado. Desta forma, se você trabalhou 12 meses irá receber o valor integral que é de um salário mínimo vigente, mas se for menos tempo, o seu beneficio será menor.

O que você achou desse artigo, esclareceu todas as suas dúvidas? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...