O alistamento militar 2019 é um processo bastante importante para o recrutamento de pessoal para o exército brasileiro, e ele é obrigatório para todo o cidadão brasileiro com idade igual ou superior aos 18 anos.

No caso do descumprimento dessa obrigação, o jovem terá que pagar uma multa e sofrer várias sanções, como não poder fazer a emissão do passaporte e ocupar cargos públicos.

Sendo assim, é importante que o brasileiro abrangido por este dever fique atento ao calendário e todos os procedimentos envolvidos no alistamento militar, para que ele cumpra com essa obrigação.

Alistamento Militar 2019

Alistamento Militar 2019


Inscrição para Alistamento Militar

O processo de inscrição pode ser feito pela internet e presencialmente num posto de atendimento responsável pelo alistamento na sua cidade. Valendo salientar que para fazer a inscrição pela internet, é necessário que Junta de Serviço Militar (JSM) da sua cidade faça parte do sistema online.

Para o atendimento presencial, o jovem deverá se apresentar no Quartel do exército (exército, marinha ou aeronáutica) mais próximo e seguir todas as instruções passadas por lá para a realização do alistamento.

VEJA TAMBÉM:


Alistamento Militar Online

Por via online, a Inscrição no Alistamento Militar pode ser feita tanto pelo brasileiro que reside no país ou que está no exterior, bastando para isso seguir o seguinte passo a passo:

  • Entre no site do alistamento clicando AQUI;
  • Dentro da página, escolha a opção “Quero me Alistar”;
  • Em seguida basta seguir o passo a passo e selecionar e preencher as informações corretas e necessárias para o seu alistamento ser efetuado.

Para entender melhor siga como mostra abaixo:

Durante o preenchimento do formulário será necessário informar dados como a data de nascimento e o número do CPF, sendo assim, quem não tiver uma dessas informações em mente, deve reunir documentos que facultem as mesmas antes de seguir com a inscrição pela internet.


Documentos Necessários

Para que a inscrição no alistamento militar seja feita com sucesso, é importante que o cidadão leve consigo alguns documentos quando for ao quartel ou outro órgão responsável por este processo na sua cidade, são eles:

  • 2 fotos 3×4 recentes;
  • Registro de Emancipação (quando se tratar de um índio);
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (se aplicável);
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original.

Calendário do Alistamento Militar 2019

Para o ano de 2019, o alistamento militar vai até 30 de Junho, sendo que o jovem brasileiro deve comparecer ao órgão de alistamento para fazer a sua inscrição antes do término deste período.

Mas em todo caso, é importante ficar atento ao site do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (Sermil), pois é por lá onde informações relacionadas ao Calendário do alistamento Militar 2019 são passadas aos abrangidos por esse processo.


Alistamento Militar Feminino 2019

Ao contrário do homem, a mulher brasileira não é obrigada a realizar o alistamento militar, mas se desejar ingressar no exército brasileiro, ela pode o fazer por meio de concursos públicos ou ainda voluntariamente.

Valendo salientar que no caso da mulher, será necessário seguir alguns requisitos obrigatórios que não são verificados no caso de candidatos do sexo masculino para que o exército aprove a sua candidatura.

Gostou do Artigo? Avalie abaixo: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...